Moda do bem: Maior feira de moda do setor infantil da America Latina abre espaço para ONGs


Cerzindo, Pipa Social e Florescer apresentarão seus trabalhos desenvolvidos por pessoas de baixa renda, entre refugiados, imigrantes e moradores de comunidades, durante a feira de moda infantil FIT 0/16.


Entre os dias 13 e 16 de junho, o pavilhão Vermelho do Expo Center Norte abre as portas para a 53ª FIT 0/16– Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê, maior e mais tradicional feira do setor, que traz aos lojistas as principais tendências para a temporada Primavera/Verão 2020, além de palestras, workshops e consultorias. Ao mesmo tempo, acontece a Pueri Expo, Feira Internacional de Negócios em Puericultura, único evento no Brasil dedicado à puericultura leve (chupetas, brinquedos, mamadeiras, etc) e pesada (cadeiras veiculares, carrinhos, etc)

Além das 350 marcas expositoras, a FIT 0/16 e a Pueri Expo trazem oportunidades de atualização para os profissionais do mercado, aproximando os visitantes de marcas e pessoas que são referências no setor, por meio de uma abrangente grade de palestras.


Entretanto, essa edição da feira terá um diferencial importante. O evento abrirá um espaço exclusivo para Organizações Não Governamentais (ONGs) mostrar suas coleções de moda e acessórios para o público infantil, especialmente desenvolvidas por pessoas de baixa renda que estão em busca de integração social.


Moda do bem

A ONG Cerzinho será uma das organizações que fará sua estreia em uma feira, apresentando sua linha de moda infantil, com peças estampadas e com detalhes de crochê ou macramê, que os participantes do projeto desenvolveram durante os workshops com o auxílio de profissionais do ramo da moda. A ONG Projeto Cerzindo é uma entidade de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo auxiliar na capacitação profissional e inserção na economia local de refugiados e imigrantes, de diversas nacionalidades e idades, que chegam ao Brasil em busca de novas perspectivas e de um novo recomeço.


Também debutando na FIT 0/16 Primavera-Verão, a ONG Pipa Social fará o lançamento de sua coleção infantil Pipinha em primeira mão na feira com o apoio dos organizadores. “A Pipa Social é um polo de criação coletiva, de produção e de informação voltado para pessoas talentosas que moram em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, com foco na busca por posicionamento profissional e consequente inclusão social”, esclarece Helena Rocha, fundadora e diretora da Pipa Social. “Nossas artesãs e costureiras têm o sonho de viver da própria arte, mas têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho. A Pipa Social dá visibilidade a essas empreendedoras ao aplicar sua metodologia que apresenta resultados concretos de transformação social”.


Destaque também para a ONG Florescer, que já participou de três edições da FIT 0/16. Desde 1995, a instituição sem fins lucrativos está instalada na comunidade de Paraisópolis, na região Sul da capital paulista. “O evento tem um papel importante para comunicar o nosso trabalho social com a reciclagem de jeans, dando visibilidade para a ONG e todos os produtos comercializados. Semanalmente, atendemos 300 crianças”, conta Nádia R. Bacchi, Presidente da Ong Florescer


A FIT 0/16 acontece simultaneamente à Pueri Expo, Feira de Negócios para o Setor Infantil, de 13 a 16 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Juntos, os eventos esperam reunir mais de 300 marcas expositoras e 10 mil visitantes do setor.

Para mais informações sobre esse evento acesse o site da FIT 0/16