Dia do Voluntário - 05 de Dezembro

Atualizado: 24 de Set de 2019


Ser voluntário significa agir por vontade própria, doar – tempo, talento, amor, afeto – sem pedir nada em troca. Praticar o voluntariado é sinônimo de altruísmo, de olhar constantemente ao próximo.

Promover ações voluntárias é um ato tão necessário que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu em 1985 o dia 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário, com o objetivo de fazer a solidariedade ecoar por todas as esferas da sociedade.

O trabalho voluntário nasce do comprometimento com o ambiente e pessoas, sendo uma prática social que você pode desenvolver ao seu redor, mudando a realidade e construindo sonhos. O voluntariado está presente no dia a dia, nas pequenas atitudes e por ser uma atividade generosa, não pede nada em troca.

No dia de hoje, o Instituto Ressoar parabeniza a todos que se dedicam ao voluntariado, contribuindo para construção de um mundo mais igualitário e justo, em especial aos voluntários que integram os nossos projetos. Para realização das mudanças que acreditamos, é essencial formar uma corrente que tem como propósito fazer sempre o bem!

RESSOAR SOLIDÁRIO 2018



No dia 1º de setembro, mais de 100 voluntários se uniram para transformar a realidade de mulheres e crianças do Centro de Acolhida Especial para Mulheres Aparecida.


O local que atende pessoas em alta vulnerabilidade social, passou por uma revitalização completa: pintura, troca dos pisos, instalação de eletrodomésticos, utensílios de higiene, novas roupas de cama, sala de computação, área de lazer, brinquedoteca e uma sala de costura.


Os voluntários da Record TV e do Consulado da Mulher foram divididos em equipes; uma ficou responsável pela limpeza e organização da casa, outra por acompanhar as crianças num divertido passeio ao SESC Belenzinho e a última auxiliou e viu de perto o dia de beleza que as mulheres da casa tiveram.


A mobilização do Ressoar Solidário 2018 mostrou mais uma vez que o trabalho voluntário é capaz de oferecer esperança e um recomeço para os que mais precisam!

JANTAR RESSOAR SOLIDÁRIO 2018

A 7ª edição do Jantar Ressoar Solidário contou com uma participação muito especial: os voluntários da Record TV.


O evento acontece anualmente para angariar recursos para o Projeto Nova Canaã que atende mais de 600 crianças de Irecê, sertão da Bahia. Pela primeira vez, o Jantar promoveu uma campanha ao invés dos habituais leilões, a campanha Adote um Futuro que visa manter por mais um ano as crianças de Canaã por meio da educação de qualidade, serviços de saúde, transporte e alimentação. Os voluntários da noite ficaram responsáveis por colher as doações que são fundamentais para o futuro do projeto e também das crianças!



SER VOLUNTÁRIO É TRANSFORMAR FUTUROS, SABENDO QUE É NO PRESENTE QUE DEVEMOS CONSTRUÍ-LOS!