• Home
  • Blog
  • Os benefícios da alimentação orgânica na prevenção de doenças

Os benefícios da alimentação orgânica na prevenção de doenças

Segundo a nutricionista Marina Robles, o produto orgânico é rico em antioxidantes e um grande aliado para o sistema cardiovascular e imunológico 

Na correria do dia a dia e em meio a tantas preocupações ter uma alimentação saudável acaba ficando em segundo plano, dando lugar a opções mais práticas e baratas como congelados e fast-foods. Porém, cuidar da saúde tem se tornado uma prioridade para cada vez mais pessoas e muitos se perguntam como introduzir alimentos mais saudáveis a mesa.

A recomendação dos profissionais é a de optar por produtos orgânicos, o que acaba afastando muitas pessoas devido ao alto preço dos alimentos, até porque: qual seria a diferença do tomatinho tradicional de R$ 4,20 para o orgânico de R$15?

Por quê tão caro?

Por não conterem agrotóxicos, a plantação dos orgânicos é mais lenta pois respeita o ritmo da natureza e as perdas são mais frequentes já que o controle de pragas tende a ser mais natural, fazendo o trabalho ser dobrado e quando chega nas feiras e supermercados é em menor quantidade, esses fatores acabam refletindo no preço.
A plantação tradicional é em massa e conta com a utilização dos adubos químicos para acelerar o processo de crescimento da planta e do agrotóxico para evitar as pragas, a mão de obra acaba sendo menor já que o produto que faz boa parte do trabalho, isso reflete no menor preço.

Os benefícios dos orgânicos.

Segundo a nutricionista Marina Robles, o produto orgânico é mais biodisponível, ou seja, tem seus nutrientes mais facilmente absorvidos pelo nosso organismo, e são muito mais ricos em antioxidantes que os alimentos tradicionais, sendo assim um grande aliado para o sistema cardiovascular e imunológico.

Sua saúde não tem preço.

Mesmo que alivie o bolso na hora da feira, a alimentação tradicional não sairá barata na área da saúde. Os agrotóxicos utilizados nas hortas oferecem grandes riscos para o organismo, o consumo excessivo de alimentos produzidos com esse veneno pode provocar um envenenamento no sistema nervoso central, câncer e até mesmo a má formação fetal.


O Programa Ressoar acompanhou a história da jornalista Katia Bagnarelli, que é adepta da alimentação orgânica há 3 anos. Ela viu de perto todos os malefícios que os produtos com agrotóxicos podem causar para a saúde ao perder um primo, que era agricultor de tomates convencionais, para o câncer e o pai e a irmã para doenças causadas pela má alimentação. Após tantas perdas, a jornalista conseguiu ressignificar seu relacionamento com a comida através dos orgânicos e hoje os alimentos significam saúde e longevidade para ela e sua família.

Como saber se um produto é orgânico?

A nutricionista Marina Robles fala sobre a aparência dos alimentos: “ Os produtos orgânicos tendem a ter mais manchas e “machucados” por não terem a proteção química que os tradicionais tem”, explica. A profissional também alerta para que o consumidor procure pelo selo na embalagem, pois é ele que atesta que aquele alimento foi feito de forma orgânica.

Quer saber mais sobre este assunto? Confira a matéria que foi ao ar no Programa Ressoar

   

  • (11) 94113-8133

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Al. Min. Rocha Azevedo, 395 - Jardim Paulista, São Paulo

O Instituto Ressoar está inscrito no CNPJ sob o nº 07.669.797/0001-63 e é uma associação sem fins lucrativos.

Fale Conosco
Close and go back to page