Microsoft anuncia vencedores da etapa brasileira da Imagine Cup 2015

Imagine_Cup_2014_taca_660

Projetos Can Game, eFitFashion e Trankies World levaram o primeiro lugar nas categorias cidadania, inovação e games.


A Microsoft anunciou na noite de ontem, em Curitiba, os projetos vencedores da etapa nacional da Imagine Cup 2015, Copa do Mundo de Tecnologia promovida anualmente pela empresa. Foram indicados os primeiros lugares em três categorias. O “Can Game” levou o prêmio no quesito Cidadania, enquanto “Clothes for Me” e “Trankies World” se destacaram como melhores projetos em Inovação e Games, nessa ordem.

Os projetos vencedores da etapa nacional da competição vão agora disputar uma vaga para representar o Brasil na final mundial da Imagine Cup, que acontece em julho, em Seattle, cidade que abriga a sede da Microsoft nos Estados Unidos. O evento de premiação no Brasil aconteceu na PUC-Paraná, parceira da Microsoft, e contou com a participação dos 9 times finalistas. O banco Bradesco é patrocinador da fase nacional da Imagine Cup 2015 e já é parceiro do torneio há seis anos. A realização da etapa local da Imagine Cup também contou com apoio da Prefeitura de Curitiba e do Instituto Ressoar.

Na categoria Cidadania, o Can Game, criado pela startup pernambucana Life Up, se destacou com a ideia de usar tecnologia para auxiliar o tratamento de crianças com autismo. Ele é um software multidisciplinar que estimula atividades e interações que podem apoiar pais no desenvolvimento de filhos autistas, além de permitir que profissionais de saúde acompanhem a evolução do paciente à distância.

Já no quesito Inovação, a proposta do time eFitFashion, formado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), para simplificar o processo de confecção de roupas sob medida conquistou o primeiro lugar. O software Clothes for Me, criado pelo time, permite que o usuário gere automaticamente moldes com tamanhos exatos a partir de medidas inseridas no sistema, facilitando o trabalho que antes um alfaiate ou uma pequena confecção teriam para conseguir produzir uma peça personalizada.

Com um jogo baseado na interação via Kinect, sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft, o time HTW levou o primeiro lugar na categoria games. O jogo Tranckies World se diferenciou ao eliminar o uso de controles e permitir o uso dos próprios movimentos dos dedos e braços para duelar nos diferentes cenários propostos pelo game de uma maneira mais fluída.

A Imagine Cup busca promover inovações de estudantes do mundo inteiro. Somente na edição de 2015, mais de três mil projetos brasileiros foram inscritos na competição. Desde 2007, mais de 200 mil estudantes do país participaram da Imagine Cup.

“A Imagine Cup é um importante celeiro de ideias disruptivas, que usam tecnologia para resolver questões fundamentais e também para nos entreter de novas maneiras. Por vários anos, temos visto projetos brasileiros se destacando na competição e queremos estimular cada vez mais estudantes para que mais ideias criativas se tornem realidade”, afirma Richard Chaves, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil

Fonte: http://news.microsoft.com